sexta-feira, 22 de junho de 2018

António Braga – Soldadim Catrapim

A Música Popular Portuguesa anterior ao 25 de Abril de 1974


"Podemos perfeitamente transportar para a canção o que diz o poeta. Tento fazer isso. A canção por si só nada é. Entendo-a como uma forma de comunicar com as outras pessoas.
Com as minhas canções pretendo chamar a atenção para os problemas que se me põem, fomentar a sua discussão, ter prazer em cantá-las e dar prazer aos que me ouvem, para que, em conjunto, possamos contribuir para a sua resolução; não me parece que o útil e o belo, o prazer e os problemas sejam incompatíveis.
É nesta ordem de ideias que se integra o meu trabalho, do qual estas quatro canções são resultado. Elas não estão localizadas no espaço embora o estejam no tempo, neste em que vivemos.", escrevia António Pedro Braga na contra-capa do seu primeiro EP editado em 1970.




Num período efervescente da música popular portuguesa, na época designada de música de intervenção, foram muitos os cantores que surgiram no final dos anos 60, início de 70. Muitos fizeram uma passagem curta pela música, como foi o caso de António Braga, que deixou somente dois discos pequenos gravados. Deste 1º EP, do qual já recordei a sua versão de "O Menino Negro Não Entrou na Roda", segue mais um tema, é a vez de "Soldadim Catrapim".




António Braga – Soldadim Catrapim

Sem comentários:

Enviar um comentário