sábado, 4 de fevereiro de 2017

Zeca do Rock - Twist Para Dois

Zeca do Rock (1943-2012) foi dos primeiros rockers portugueses.

Em 1961 grava um dos primeiros discos de Rock em Portugal onde se destacavam “Sansão Foi Enganado” e “Nazaré Rock”. Ainda antes da gravação do EP já Zeca do Rock gozava de alguma popularidade, em entrevista à revista “Plateia” de Agosto de 1961, tinha então 17 anos, afirmava “receber umas dez cartas por dia e de todos os pontos de Portugal”.
Sob o título «PRETENDO CRIAR UM ESTILO DE ROCK PORTUGUÊS!» o artigo começava assim:
“«Zeca do Rock» está para Portugal, assim como Elvis Presley para os Estados Unidos, Paul Anka para o Canadá ou ainda Peter Krauss para a Alemanha. Este novo ídolo da moderna geração Iniciou-se nos ritmos trepidantes logo após o aparecimento em Portugal do primeiro filme de «rock».”
À pergunta: “Acredita que no nosso Pais existem vocações capazes de ombrearem com as de além-fronteiras?”
Respondia:
“Sem dúvida nenhuma. Em Portugal conhecem-se muitos valores, que poderão amanhã equiparar-se com as maiores lá de fora. Mas para isso torna-se necessário dar-lhes o devido apoio e desenvolver no público o gosto por esse ritmo, fazendo-o perder a animosidade que tributa ao «rock». O nosso público está arreigado à ideia, aliás falsa, de que o «rock» é uma música para «teddy-boys», uma música para transviados e que concorre para actos menos dignos. Mas estou convencido de que o tempo e a crescente revelação de valores dissiparão essa antipatia.”





A sua curta carreira não terminaria sem a participação no filme “Pão, Amor e Totobola” de Henrique de Campos onde interpreta “Twist Para Dois”.
Do filme, estreado em 1964, foi editado um EP onde uma das faixas é precisamente “Twist Para Dois” interpretado por Zeca do Rock.
Do Elvis Presley português ficamos então com “Twist Para Dois”.




Zeca do Rock - Twist Para Dois

Sem comentários:

Enviar um comentário