terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Os Tártaros - Lamento

Mais um regresso a Os Tártaros conjunto nortenho que na década de 60 se destacou, em particular na adaptação de temas populares a ritmos e instrumentalizações modernas.

 Em Julho de 1965 a revista “Plateia” sob o título “Nós, "Os Tártaros", lutaremos sempre, por um sucesso cada vez maior...” , eram apresentados como:
“Quatro Jovens, três guitarras e uma bateria. Canções em ritmo «yé-yé».”, deixavam claro “O aperfeiçoamento e a valorização da música portuguesa no nosso ritmo e género, eis o que presentemente procuramos realizar, ora com composições nossas, ora com adaptações”.





Tinham já gravado 2 dos 4 EP que editariam. É do 2º EP, de 1964, que hoje fazemos eco, a começar pelo texto da contra-capa:
“Num estilo reconhecido por "TÁRTAROS" o pregão juvenil de maior êxito, que a nova vaga faz repercutir em eco constante TÁ... TÁR... TÁRTAROS, não se limitou o jovem Conjunto aos sucessos da música de outrora. Foram mais além: Interpretando inéditas melodias que são uma afirmativa do seu talento modernista, conquistam a vanguarda musical, Portuguesa, aos mais internacionalizados GUITARRAS ELÉCTRICAS.”

Das 4 faixas que compõem este EP escolho “Lamento”, um Bolero Rock com todas as influências vindas dos The Shadows, ora aí vai.




Os Tártaros - Lamento

Sem comentários:

Enviar um comentário